Para Mulheres que querem Alisamento de Cabelo de Forma Fácil

Atualziado: 8 de June de 2021

Muitas mulheres desejam ter cabelos lisos e, para isso, recorrem ao vários tipos de alisamento de cabelo. Endireitar os fios já é bastante comum no Brasil e no mundo, com diferentes técnicas e diversos tipos de tratamentos.

Porém, ao pensar em alisar os cabelos, algumas dúvidas começam a surgir em nossa cabeça, entre elas, o tempo de duração e as prováveis enfermidades que podem causar os produtos químicos utilizados nos cabelos. E também há o desânimo de ficar horas esperando na fila do cabeleireiro em vez de pentear você mesmo.

Então…

Não tem alternativa para alisar o cabelo em casa? Existe, e nós descrevemos como fazê-lo!

Se preferir assista o vídeo no Youtube…

tipos de alisamento de cabelo

Como funciona o alisamento de cabelo

Para modificar a composição do cabelo, o alisador de cabelo faz com que os átomos de enxofre da ponte dissulfeto se soltem o máximo possível, atingindo o impacto liso. No entanto, a maciez desse cabelo depende da composição do cabelo e do composto químico usado para alisá-lo.

Geralmente, quanto mais pontes dissulfeto um cabelo tem, mais cacheado ele será; ao passo que, quanto menos pontes, mais liso será o cabelo. Vale ressaltar que as pontes de dissulfeto são constituídas por átomos de enxofre, que se integram para formar o componente e é justamente aí que entra em ação o alisador de cabelo.

Existem vários compostos químicos que têm a função de amaciar os cabelos, porém 3 deles são os mais famosos: hidróxido de sódio, guanidina e tioglicolato de amônio.

tipos de alisamento de cabelo

Os compostos dos alisadores de cabelo

Também conhecido como soda cáustica, o hidróxido de sódio é, dos 3, o composto mais profundo, que tem o resultado mais duradouro e, talvez por isso, o mais utilizado por mulheres que desejam alisar o cabelo tipo 4c, ou seja, mais ondulado. Porém, vale a pena me avisar: essa é a substância com maior potencial para causar acidentes, como queimaduras no couro cabeludo.

Com ação menos potente que o hidróxido de sódio, a guanidina também é usada para alisar os cabelos. No entanto, é necessária maior vigilância com o uso de produtos que contenham amônia, especialmente em métodos químicos futuros. Os dois recursos são incompatíveis, com perigo de corte químico.

Tioglicolato de amônio: o mais caro e também o mais utilizado no Brasil, atua um pouco diferente da guanidina e do hidróxido de sódio. Ele remodela os fios permitindo alisamento e outros produtos químicos, como relaxamento e afroperm. O tioglicolato é mais correto para quem tem ondulação.

Como alisar o cabelo com alisantes?

Para alisar os cabelos com esses tipos de alisadores mais frequentes, você deve informar ao cabeleireiro. por serem produtos químicos e com potencial de causar grandes danos aos cabelos e couro cabeludo se não forem utilizados de forma correta, não se oferece para fazer o método sozinho em casa.

Na situação de alisamento doméstico, que pode ser encontrada nas lojas, é aconselhável seguir sempre muito bem as indicações do fabricante do produto, para que não haja problemas.

Quanto tempo o alisante permanece no cabelo

O tempo de ação do alisador dependerá da sua formulação e do seu tipo de cabelo. Por isso é imprescindível fazer o método com um profissional experiente, que saiba como cuidar do seu cabelo da forma mais segura.

Cuidado com alisador de cabelo

 cabelos quimicamente tratados

Independentemente do composto escolhido para alisar o cabelo, o cabelo alisado pode ser seco, quebradiço e sem brilho. Para evitar que isso aconteça e preservar a saúde e a beleza dos fios, basta ter alguns cuidados na sua rotina.

Na hora de lavar os fios, opte por um shampoo indicado para cabelos quimicamente tratados, de preferência com pH inferior a 7. O condicionador deve ser da mesma linha e deve ser aplicado apenas nos fios, nunca na raiz.

Outro cuidado essencial é manter a frequência da hidratação. Devem ser realizados uma vez por semana em casa com ampolas ou máscaras de procedimento e pelo menos uma vez por mês no salão.

Sugestão de produto

Os cabelos quimicamente tratados, como em qualquer tipo de alisamento, exigem cuidados com produtos feitos especialmente para eles. Portanto, nossa sugestão é a linha Monaliss, que inclui máscara pré-xampu, xampu e condicionador, proporcionando um procedimento completo.

monaliss

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *